CRICIÚMA WEATHER

Investindo no empreendedorismo, Morro da Fumaça alcança marca histórica de mais de 300 empresas abertas no primeiro semestre de 2025

Desburocratização cria cenário propício para abertura de novos negócios no município fumacense

O município de Morro da Fumaça alcançou o número de 307 empresas abertas nos seis primeiros meses de 2025. A marca, nunca antes alcançada neste período do ano e neste intervalo de tempo, é celebrada pelo Governo Municipal, que tem investido em criar condições para o crescimento sustentável dos negócios, gerando mais oportunidades e valorizando quem acredita e investe no território fumacense. Morro da Fumaça foi ainda o terceiro dos 12 municípios da região Carbonífera com mais empresas abertas, de janeiro a junho de 2025, em cálculo proporcional ao número de habitantes. Atualmente, o município possui 2.666 empresas ativas e ocupa a quinta colocação no número total de empresas ativas na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, afirma que a marca alcançada neste semestre comprova que o município vive um momento de confiança e dinamismo econômico. “Morro da Fumaça é, cada vez mais, terra de oportunidades. Agradeço a cada empresário e empreendedora que escolheu investir aqui. Vamos continuar trabalhando para garantir um ambiente cada vez mais favorável para quem gera emprego, renda e acredita no nosso potencial”. 

Já o vice-prefeito, Davi Colonetti Pellegrin, destaca que o número representa muito mais do que estatísticas. “São sonhos sendo realizados, famílias crescendo junto com o nosso município e um ambiente que valoriza quem empreende. Essa marca só foi possível graças ao trabalho conjunto, ao planejamento e à escuta ativa da população. Morro da Fumaça é um município que acolhe e apoia o empreendedor e isso nos enche de orgulho”.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Econômico do município, Henrique Raldi, a política de incentivos e a desburocratização dos processos, implementadas por meio da Sala do Empreendedor, têm refletido diretamente no fortalecimento do desenvolvimento econômico local, com foco no estímulo ao empreendedorismo e na formalização de novos negócios. “Nossos esforços em simplificar processos, reduzir burocracias e oferecer suporte técnico têm feito a diferença. A marca que alcançamos é motivo de celebração e também de responsabilidade. Vamos seguir firmes na missão de tornar Morro da Fumaça referência em desenvolvimento, inovação e ambiente favorável aos negócios".

Além das ações já executadas nos últimos anos, em 2025 a municipalidade implementou o III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae/SC, que visa seguir ampliando as soluções voltadas ao desenvolvimento de Morro da Fumaça, dentre elas: a ampliação do espaço e serviços com consultorias e oficinas gratuitas oferecidas na Sala do Empreendedor; fomento às compras locais; fortalecimento das aquisições junto à agricultura familiar; consultoria para executar o plano de desenvolvimento municipal e painel de oportunidades finalizado no ano passado; plano de trabalho pós diagnóstico nos CRAS para inclusão no mercado de trabalho; na educação, a parceria com instituto Ayrton Senna para aplicação em toda rede escolar municipal do empreendedorismo; continuar com o processo de desburocratização para tornar mais ágeis processos de abertura de empresas e demais documentos que possam facilitar a vida do cidadão, entre outras ações.

Procon de Içara divulga pesquisa de preços de combustíveis e aponta variação de até 6,2% na gasolina Anterior

Procon de Içara divulga pesquisa de preços de combustíveis e aponta variação de até 6,2% na gasolina

Digitalização do Centro de Planejamento Urbano de Criciúma gera economia de R$ 745 mil no primeiro semestre Próximo

Digitalização do Centro de Planejamento Urbano de Criciúma gera economia de R$ 745 mil no primeiro semestre

Deixe seu comentário