CRICIÚMA WEATHER

Secretaria de Educação de Criciúma realiza processo seletivo para gestores escolares com banca avaliadora

Ao todo, 43 candidatos defenderam Planos de Gestão Escolar alinhados à legislação e diretrizes educacionais

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, ao longo desta semana, o processo seletivo para cadastro de reserva de gestores escolares da rede municipal de ensino. Ao todo, 43 candidatos defenderam seus Planos de Gestão Escolar em bancas compostas por avaliadores internos e externos. A iniciativa estabelece que as propostas estejam alinhadas à legislação e diretrizes educacionais do município.

 

No modelo adotado em Criciúma, os candidatos elaboraram um Plano de Gestão e defendem as propostas como em uma apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A banca contou com cinco avaliadores, composta por dois representantes da Secretaria Municipal de Educação, um representante externo de instituições de ensino e dois membros do colegiado que representa a comunidade escolar – presidência da Associação de Pais e Professores (APP) e do Conselho Escolar, conforme estabelece a Lei Complementar nº 441, de 16 de dezembro de 2021.

 

“Esse processo seletivo é extremamente importante. Coloca Criciúma como referência nesse movimento de ter sua seleção legitimada por uma banca avaliadora. Isso fortalece a transparência e garante que a gestão escolar esteja alinhada às melhores práticas educacionais”, destacou a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette.

 

Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e presidente da comissão organizadora do processo seletivo, Gisele Rosa Medeiros Manganelli, a iniciativa é fundamental para garantir que a gestão nas unidades de ensino seja exercida por profissionais preparados, comprometidos e alinhados com as necessidades da comunidade escolar.

 

“Trata-se de um momento democrático, em que a escolha deixa de ser apenas uma escolha e se torna uma construção coletiva, baseada em critérios transparentes e objetivos. Ao valorizar a competência técnica e o diálogo com a comunidade, fortalecemos não apenas a gestão, mas também a confiança no trabalho que realizamos, assegurando que as decisões tomadas reflitam o interesse de todos”, destacou a coordenadora.

 

Em saída de campo, alunos fumacenses do Projeto Sanitarista Júnior visitam a Feira Agroponte Anterior

Em saída de campo, alunos fumacenses do Projeto Sanitarista Júnior visitam a Feira Agroponte

Oferecendo novas oportunidades para adolescentes, Morro da Fumaça inicia oficina de moda e empreendedorismo Próximo

Oferecendo novas oportunidades para adolescentes, Morro da Fumaça inicia oficina de moda e empreendedorismo

Deixe seu comentário