CRICIÚMA WEATHER

Câmara de Criciúma aprova projeto que autoriza uso de vagas comuns por idosos e pessoas com deficiência

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária desta terça-feira (8), o Projeto de Lei (PL) nº 62/2025, de autoria do vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho. A proposta garante a idosos e pessoas com deficiência o direito de utilizarem de forma gratuita vagas comuns de estacionamento, públicas ou privadas de uso coletivo, quando as vagas preferenciais estiverem ocupadas ou inexistentes no local.

De acordo com o texto, o uso das vagas comuns será permitido desde que o veículo esteja identificado com a credencial emitida pelo órgão de trânsito, o beneficiário esteja presente no momento do estacionamento e que a vaga não obstrua saídas de emergência, garagens, calçadas ou áreas destinadas à carga e descarga. A nova norma também impede que esses usuários sejam autuados ou penalizados caso estacionem em vagas comuns por ausência de espaço preferencial disponível.

“Apesar da existência de vagas preferenciais, é frequente a insuficiência dessas vagas ou sua ocupação por veículos não autorizados, especialmente em locais de grande circulação, como shoppings, supermercados, hospitais e centros comerciais”, explicou o vereador Marquinho. “Tal cenário frequentemente coloca idosos e pessoas com deficiência em situações de desconforto, insegurança ou até mesmo risco ao precisarem estacionar longe de acessos principais.”

O projeto determina ainda que estabelecimentos privados de uso coletivo, como centros comerciais, supermercados e hospitais, fixem avisos visíveis informando os usuários sobre os direitos previstos na nova legislação.

Para Marquinho, a iniciativa reforça a mobilidade e a dignidade dessas pessoas, além de ampliar a conscientização sobre a importância da acessibilidade. “A proposta regulamenta o uso de vagas comuns nessas situações excepcionais, garantindo que idosos e pessoas com deficiência tenham sua mobilidade e dignidade preservadas. Além disso, promove maior equidade e humanização no espaço público e privado, demonstrando o compromisso do município de Criciúma com uma sociedade mais inclusiva e justa”, destacou.

O projeto segue agora para sanção do Poder Executivo.

Segundo sorteio do “Valoriza Maracajá” será realizado na 31ª Festa do Colono Anterior

Segundo sorteio do “Valoriza Maracajá” será realizado na 31ª Festa do Colono

Arraiá Solidário retorna neste sábado com mais sabores, música e solidariedade no Centro Próximo

Arraiá Solidário retorna neste sábado com mais sabores, música e solidariedade no Centro

Deixe seu comentário