CRICIÚMA WEATHER

Câmara de Criciúma marca presença no 1º Seminário de Fibromialgia da Região Serrana

A Câmara de Vereadores de Criciúma esteve representada no 1º Seminário de Fibromialgia da Região Serrana, realizado na última semana, em Lages, pela Associação Serrana dos Fibromiálgicos (ASF). O evento reuniu profissionais de saúde, especialistas e lideranças da sociedade civil para debater sobre a síndrome, promover conscientização e fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas acometidas pela condição.

O Legislativo criciumense foi representado pelo vereador Juarez de Jesus (PL), autor da lei municipal que reconhece as pessoas com fibromialgia e esclerose múltipla como pessoas com deficiência em Criciúma. A medida, aprovada em 2023, tornou o município referência e garantiu direitos locais que agora também passam a ser reconhecidos em todo o Brasil com a Lei Federal 15.176/2025, sancionada neste ano e que entrará em vigor em 2026.

“Participei do 1º Seminário de Fibromialgia da Região Serrana, em Lages, e fiquei imensamente feliz com o reconhecimento do meu engajamento nesta causa tão importante. Foi uma tarde de muito aprendizado, troca de experiências e reforço do compromisso de seguir defendendo direitos e dando voz às pessoas com fibromialgia. Aqui em Criciúma, fomos pioneiros em um projeto que incluiu os pacientes no rol da pessoa com deficiência, e isso acabou tornando o município referência para outros”, destacou Juarez.

O parlamentar ressaltou ainda a importância do diálogo interdisciplinar promovido durante o evento, que contou com a presença de médicos e especialistas que abordaram diferentes aspectos da síndrome. “A fibromialgia ainda é pouco conhecida e cercada de preconceitos. Por isso, encontros como esse são tão importantes. Eles ajudam a esclarecer, a desmistificar e, principalmente, a combater o estigma que ainda recai sobre os fibromiálgicos”, completou.

Acompanhado da presidente da Associação Girassóis Fibromiálgicos do Extremo Sul Catarinense, Giselli Cunha, Juarez reforçou o compromisso da Câmara Municipal em seguir atuando na defesa dos direitos das pessoas com fibromialgia.

Com a nova legislação federal, pessoas diagnosticadas com fibromialgia passam a ter acesso a uma série de benefícios, como cotas em concursos públicos, isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos e meia-entrada em eventos artísticos e culturais. Em Criciúma, alguns desses direitos já são assegurados há mais de um ano, graças à iniciativa do Legislativo municipal.

Espetáculo “Pulcinella no canto da cidade” inicia circulação por Nova Veneza nesta sexta-feira Anterior

Espetáculo “Pulcinella no canto da cidade” inicia circulação por Nova Veneza nesta sexta-feira

Lançamento de concurso fotográfico marca Semana da Árvore em Morro da Fumaça Próximo

Lançamento de concurso fotográfico marca Semana da Árvore em Morro da Fumaça

Deixe seu comentário