
Centenário de emancipação: Criciúma reúne estudantes e comunidade no 3° Encontro de Bandas e Fanfarras

Evento aconteceu neste sábado (16), no Parque da Prefeitura
Em alusão ao centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma, o Governo Municipal promoveu, neste sábado (16), o 3° Encontro de Bandas e Fanfarras, no Parque da Prefeitura. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul e a Fundação Cultural de Criciúma (FCC), reuniu 20 grupos e antecipou o clima do desfile cívico de 7 de setembro.
Ao longo da tarde, o público acompanhou as apresentações marcadas por disciplina e sincronia, evidenciando o trabalho desenvolvido nas escolas do município por meio dos projetos Músicos do Futuro e Harmonia Educacional. Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o encontro é também uma forma de valorizar a educação e as famílias.
"Reunir nossas crianças e adolescentes em projetos como este é investir no futuro da cidade. Ao mesmo tempo em que incentivamos a cultura e a música, estamos aproximando os estudantes de valores como cidadania, disciplina e amor pela comunidade. É um momento de celebrar o centenário com orgulho e de reafirmar o compromisso com a educação", ressaltou.
A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, destacou que o encontro foi um momento de integração entre escolas e comunidade. "Eventos como este mostram o quanto a música contribui para a formação dos alunos, estimulando disciplina, trabalho em equipe e integração entre escolas e comunidade. Fica o convite a toda a população para prestigiar o desfile no dia 7 de setembro e celebrar conosco o centenário de Criciúma", disse.
Para a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Zappelini, o encontro reforça o papel da cultura como elemento de integração social. "É gratificante ver nossas crianças e jovens envolvidos com a música, mostrando talento e dedicação. Celebrar o centenário com um evento como este fortalece a identidade cultural da cidade e aproxima ainda mais a comunidade das artes", destacou.
De acordo com a coordenadora e produtora cultural da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul, Mirella Sombrio, o encontro mostra a força do projeto e abre espaço para que os alunos façam apresentações diferentes das que cabem no desfile de 7 de setembro. "É uma oportunidade de valorizar a arte e ampliar o calendário cultural do município, transformando música em turismo. Em 2026, já pensamos em ampliar e trazer bandas de toda a região", explicou a coordenadora.
Expectativas para o desfile cívico de 7 de setembro
A estudante Ana Flávia Cizeski, do 7° ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filho do Mineiro, comentou a experiência dos ensaios. "É muito gratificante apresentar aqui no parque, ainda mais perto do 7 de setembro. É legal e os professores ajudam muito. É uma experiência única", declarou.
Sobre a Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul
A Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul beneficia mais de 1,5 mil alunos de 23 escolas municipais, os quais compõem três bandas marciais e 20 fanfarras. O projeto conta com 14 profissionais que atuam diretamente na educação musical de crianças e adolescentes.
Deixe seu comentário