CRICIÚMA WEATHER

Jogo da Vida: Campanha “Jogue Certo no Trânsito” reforça a preservação da vida em Criciúma

Ações educativas e culturais marcaram a abertura da Semana Nacional do Trânsito no Paço Municipal Marcos Rovaris

O Governo de Criciúma, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), realizou, nesta segunda-feira (22), a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito 2025, no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris. A solenidade contou com uma apresentação teatral sobre segurança e conscientização no trânsito, além da participação de autoridades e estudantes da rede municipal de ensino e a presença do mascote da DTT, o “Semáforo”.

 

Com o tema “Jogue Certo no Trânsito”, a campanha deste ano adota uma linguagem inspirada no universo dos videogames para transmitir, de forma lúdica e impactante, a importância de atitudes que salvam vidas. A mensagem central é clara: “No jogo da vida, não há restart”.

 

“O trânsito é responsabilidade de todos. Queremos que cada cidadão entenda que pequenas atitudes, como respeitar a sinalização, usar o cinto de segurança e não dirigir alcoolizado podem salvar vidas. Criciúma está comprometida em investir em conscientização e em políticas públicas que preservem o bem mais precioso: a vida”, destacou o prefeito Vagner Espindola.

 

Campanha “Jogue Certo no Trânsito”

 

A principal novidade da edição é a campanha “Jogue Certo no Trânsito”, que transforma o dia a dia nas ruas em fases de um jogo. De acordo com o diretor da DTT, Vinícius Ribeiro, todos os materiais de divulgação utilizam ícones, barras de energia, checkpoints e “vidas extras” para incorporar a estética visual da campanha, com o intuito de aproximar a mensagem da realidade dos jovens.

 

“Utilizamos a linguagem dos games para dialogar com os jovens, mas a mensagem é universal. No trânsito, não há vidas extras. Cada decisão tem consequências, e o controle está nas mãos de quem dirige”, explicou.

 

A abertura contou com a apresentação da Escola de Teatro Jônatas João, que encenou uma peça sobre o uso do cinto de segurança, o transporte adequado de crianças e direção responsável. Durante toda a semana, o grupo estará em pontos estratégicos da cidade, como escolas e cruzamentos de grande movimento, realizando esquetes rápidas sobre o tema.

 

Nas saídas das escolas, pais que estiverem utilizando corretamente o cinto de segurança e a cadeirinha infantil serão premiados com brindes e adesivos, com as crianças da rede municipal de ensino atuando como “mini” agentes de trânsito. 

 

Conscientização como prioridade

 

Veículos acidentados estarão expostos na Avenida Centenário, acompanhados de faixas e materiais informativos, alertando sobre os riscos da imprudência no trânsito. Segundo o superintendente de trânsito de Criciúma, Edno Dutra, o volume de veículos na cidade é elevado e exige atenção redobrada.

 

“Atualmente, registramos duas vias com fluxo diário superior a 20 mil veículos: a Marechal Deodoro e a Anita Garibaldi. Nossa frota já soma 182 mil veículos registrados apenas em Criciúma e, se considerarmos também o trânsito das cidades vizinhas, esse número ultrapassa facilmente 230 mil. Com essa campanha, queremos estimular a atenção máxima e o cuidado com a vida de todos os condutores, pedestres e ciclistas”, afirmou.

 

As ações seguem até sexta-feira (26) e têm como objetivo alcançar o maior número possível de pessoas, levando conscientização de forma criativa e acessível a diferentes públicos.

 

De acordo com a Superintendência de Trânsito, as iniciativas educativas têm refletido em resultados positivos: em comparação ao mesmo período de 2024, houve redução de 40% nos acidentes com danos materiais e o número de óbitos no trânsito caiu de 14 para 9 em 2025. 

 

“Atuamos de forma contínua nas escolas, onde mais de 10 mil crianças já participaram da Escolinha de Trânsito, aprendendo sobre legislação, travessia segura na faixa de pedestres e cuidados diários. Também realizamos palestras para idosos e ações em empresas durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). Os números mostram avanços importantes, e nosso compromisso é seguir investindo em educação e conscientização para todos”, ressaltou Dutra.

Estação hidrológica é instalada para monitorar o Rio Urussanga Anterior

Estação hidrológica é instalada para monitorar o Rio Urussanga

Caravana do Futebol Feminino Petrobras chega a Criciúma Próximo

Caravana do Futebol Feminino Petrobras chega a Criciúma

Deixe seu comentário