
Rainha do Centenário: Benta Bitencourt de Assis recebe coroação em celebração aos 100 anos de Criciúma

Homenagem aconteceu nesta sexta-feira (3), durante o Baile da Realeza da Afasc
Para celebrar um século de conquistas de Criciúma, a Administração Municipal tem reconhecido cidadãos que também completam 100 anos em 2025. Como parte dessa homenagem, Benta Bitencourt de Assis foi coroada como Rainha do Centenário. A coroação aconteceu durante o Baile da Realeza da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), realizado na tarde desta sexta-feira (3), no Centro de Convivências da Terceira Idade (CCTI), ao lado do Parque das Nações. A iniciativa integra a programação especial para comemorar o centenário de emancipação político-administrativa do município.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou que a coroação é um gesto de reconhecimento e gratidão. “Homenagear a dona Benta é reconhecer toda a sua trajetória de vida e dedicação. Ela representa milhares de homens e mulheres que, com trabalho e coragem, ajudaram a escrever a história de Criciúma. Celebrar os 100 anos do município junto com os 100 anos de vida da dona Benta é um símbolo da força e da identidade da nossa gente”, ressaltou o prefeito.
Recém-centenária, Benta Bitencourt de Assis nasceu no dia 25 de agosto de 1925, em Jaguaruna. Mudou-se para Criciúma aos 14 anos, onde começou a trabalhar como escolhedeira de carvão, ofício que marcou gerações de mulheres na região carbonífera. É moradora do bairro São Sebastião, onde vive há aproximadamente 58 anos.
Durante a tarde carregada de emoção, a centenária destacou o orgulho em representar a trajetória de Criciúma ao longo de seus 100 anos. “Cem anos são cem anos, não é para todos, e fico muito feliz que chegamos aqui com saúde. Me sinto muito honrada, nunca imaginei que receberia uma homenagem desse tamanho”, declarou dona Benta.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Uliana Zappelini, a proposta da coroação nasceu com o objetivo de valorizar a memória do município e aproximar a comunidade das comemorações do centenário. “A coroação da Rainha do Centenário resgata a memória de quem construiu a cidade. Dona Benta representa uma geração de pessoas que dedicaram sua força e trabalho ao desenvolvimento de Criciúma. Celebrá-la é também celebrar a nossa identidade”, destacou Cristiane.
Centenário de Emancipação de Criciúma
Neste ano, Criciúma completa 100 anos de emancipação político-administrativa. No dia 4 de novembro de 1925, a cidade se tornou um município que, desde então, vive grandes transformações, progrediu economicamente por meio da agricultura, até a descoberta das primeiras jazidas de carvão mineral, que impulsionaram o desenvolvimento. Atualmente, é referência no Sul de Santa Catarina em comércio e serviços, segurança, cultura, lazer e turismo.
Para celebrar as vitórias e refletir sobre o futuro, o Governo de Criciúma prepara uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas, religiosas e de valorização da história da cidade, pensada para promover uma celebração participativa da comunidade, envolvendo todos os bairros e públicos.
Deixe seu comentário