
Saúde de Morro da Fumaça inicia aplicação de reforço da vacina contra a meningite com proteção maior

Imunização para crianças de 12 meses inicia nesta terça-feira, 1º de julho
A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia nesta terça-feira, 1º de julho, a aplicação da dose de reforço da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para as crianças de 12 meses de idade. O imunizante, que amplia a proteção contra meningite bacteriana, substitui a vacina meningocócica C em uma ação de continuidade ao enfrentamento das meningites até 2030, seguindo orientação do Ministério da Saúde.
A secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes, destaca que as evidências científicas demonstram de forma consistente o sucesso e os benefícios gerados pela vacina no país, contribuindo para a queda significativa nos casos de infecção meningocócica tanto entre indivíduos imunizados quanto naqueles que não receberam o imunizante. "Apesar desse avanço, a presença contínua das meningites causadas por bactérias ainda representa um desafio importante para a saúde pública e requer atenção permanente. Por isso, reforçamos a todos que procurem as salas de vacinação para atualizar a caderneta de vacinação e que possamos manter nossas crianças protegidas".
A vacina meningocócica ACWY oferece maior proteção contra as meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Ela passa a substituir a vacina meningocócica C no Calendário Nacional de Vacinação de rotina. A Vigilância Epidemiológica fumacense explica que a vacina meningocócica ACWY já estava contemplada no calendário vacinal, desde março de 2020, somente para adolescentes, o que permanece, sendo uma dose dos 11 aos 14 anos.
Atualmente, o município de Morro da Fumaça está com atendimento nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Central, Estação Cocal, Jussara, Maccari e Naspolini. A UBS Central conta ainda com horário de vacinação estendido às quartas-feiras, até as 20h, facilitando o acesso dos cidadãos fumacenses à imunização.
Deixe seu comentário