
Concurso Hedi Damian divulga os vencedores e fortalece a cultura italiana em Urussanga

Trabalhos dos alunos sobre a vida dos nonnos e nonnas foram avaliados em Longarone, na Itália.
Os premiados do 5º Concurso Hedi Damian foram apresentados na solenidade de entrega das certificações aos participantes nesta quarta-feira, dia 8, em Urussanga. O evento realizado no Ginásio Centenário contou com a presença de autoridades, professores, familiares e demais convidados. Ao todo, 90 alunos de nove escolas da cidade participaram do concurso, com dissertações e poesias inspiradas no tema "Histórias de vida dos nonnos e nonnas”.
A avaliação dos trabalhos foi realizada em Longarone, na Itália, e 37 alunos receberam destaque pelo material apresentado. O concurso faz parte do Projeto Intercâmbio Cultural e, neste ano, contou com a participação de alunos do 5º ao 9º ano das redes Municipal, Estadual e do Colégio Monsenhor Agenor Neves Marques.
A prefeita Stela de Agostin Talamini disse que o concurso fortalece a cultura italiana em Urussanga. “Esse projeto é uma ponte entre gerações, que une a tradição com a educação, e também reforça o nosso Gemellaggio com Longarone. É gratificante ver nossas crianças e jovens se conectando com as raízes da nossa história", declara. "Que esse concurso fique por muitos anos ajudando a manter o nosso vínculo com a Itália", completou o vice-prefeito, Renato Bez Fontana.
A secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti, parabenizou os estudantes, pais e professores pelo engajamento. “Estamos muito felizes com a participação de tantas escolas e, principalmente, com o desempenho dos nossos alunos", disse. Para a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, o concurso é uma experiência de pertencimento e de memória. "Quando nossas crianças escrevem cartas e compartilham suas narrativas, elas criam laços e aprendem o valor das origens", acrescenta.
Idealizadora do Projeto Intercâmbio Cultural, a professora Liz Regina Zapelini De Bona celebrou o alcance do concurso. “O Concurso Hedi Damian nasceu do desejo de manter viva a cultura italiana em Urussanga, promovendo o intercâmbio entre gerações e territórios. É motivo de orgulho ver a participação dos estudantes aumentando a cada ano, em plena era digital, com interesse em escrever uma parte da sua história. Neste ano, além dos textos, também recebemos documentos e materiais históricos que enriquecem ainda mais essa troca entre as cidades irmãs”, relata.
Sobre o Concurso
Criado em Longarone no ano de 2010, o concurso foi inicialmente nomeado Ângelo Fain Binda, e a partir de 2018 passou a se chamar Concurso Hedi Damian, em homenagem ao urussanguense que dá nome ao prêmio. Com mais de 9 mil participantes ao longo dos anos, o projeto foi retomado após a pandemia e vem se fortalecendo a cada edição.
O sucesso do concurso levou à aprovação da Lei Municipal nº 3162/2024, que instituiu o Concurso Hedi Damian como evento anual oficial de Urussanga. A realização é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, dentro do pacto de amizade (Gemellaggio) que une Urussanga e Longarone há mais de 30 anos.
Deixe seu comentário