
Criciúma oficializa Comitê Gestor Municipal para fortalecer a participação social nas estratégias de Governo

Representantes da sociedade civil e da Administração Municipal unem forças para promover a escuta ativa, transparência e eficiência
O Governo de Criciúma realizou, na tarde desta quarta-feira (6), o ato de instituição do Comitê Gestor Municipal, bem como a nomeação de seus integrantes. A iniciativa visa ampliar a participação social na elaboração de estratégias e na tomada de decisões, promover a escuta ativa e garantir cada vez mais eficiência na gestão pública. O grupo é formado por representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, como educação, terceiro setor e empresarial.
Com função deliberativa e consultiva, o Comitê Gestor tem a missão de colaborar com o planejamento estratégico de Criciúma, além de acompanhar e integrar projetos e ações das secretarias e demais setores da Prefeitura. Para o prefeito Vagner Espindola, o Comitê simboliza o compromisso da gestão com uma governança responsável e participativa.
“Estamos fortalecendo o elo entre a Administração Municipal e a sociedade. O Comitê Gestor de Criciúma será mais um canal permanente de diálogo, contribuindo para que as decisões do Governo estejam sempre alinhadas com as reais necessidades da população”, destacou o prefeito.
Já o vice-prefeito, Salésio Lima, ressaltou a relevância da iniciativa para os próximos passos do grupo gestor. “O Comitê representa o olhar atento da sociedade dentro da gestão, e é com esse diálogo aberto, transparente e verdadeiro que vamos continuar construindo uma Criciúma mais justa, humana e preparada para o futuro”, afirmou.
Representantes de setores diversos
Os membros nomeados para compor o Comitê Gestor do Município de Criciúma são Manfredo Guedes Pereira Gouvêa Junior, representante do meio Empresarial e do Terceiro Setor; Roseli Maria De Lucca Pizzolo, da área de Educação; e Silvane da Rosa Cardoso Citadin, também representando o segmento Empresarial. Um quarto profissional representando a área de Saúde deve ser nomeado em breve.
Entre as primeiras ações do Comitê está a realização de reuniões com cada Secretaria Municipal, com o objetivo de ouvir suas demandas, compreender os projetos em andamento, apresentar soluções, melhorias e conhecer mais profundamente a estrutura e a realidade da administração pública de Criciúma.
A presidência do Comitê será exercida pelo coordenador de Gestão e Compliance de Criciúma, Celito Cardoso, que ficará responsável por dirigir os trabalhos, convocar os encontros com a participação de secretários e gestores municipais sempre que necessário, assim como ouvir os apontamentos e direcionar os passos seguintes de forma assertiva.
“O Comitê Gestor se apresenta para ampliar a capacidade de visão da Gestão Municipal, absorvendo o que se define no Governo como políticas de investimento na área social, econômica, educacional, saúde, etc. e trazendo as demandas desses públicos que eles representam. Então, o Comitê será como um centro de referência para o Governo Municipal na tomada de decisões com base nesses levantamentos”, explicou Cardoso.
O grupo contará com reuniões semanais, conforme calendário semestral previamente aprovado. Sempre que necessário, poderá solicitar apoio técnico da Controladoria Geral do Município para atividades de fiscalização, auditoria e controle, garantindo a aplicação dos princípios fundamentais da gestão pública nas tomadas de decisão.
Deixe seu comentário