
Morro da Fumaça sedia reunião ampliada de gestores da Amrec para construção de Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

Encontro de profissionais de Saúde da região Carbonífera aconteceu durante todo o dia, no Salão de Atos Octávio Naspolini
Morro da Fumaça sediou, nesta quinta-feira, 25 de setembro, a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) de Saúde da Região Carbonífera, referente ao mês de setembro. O encontro teve como foco a construção coletiva de estratégias para a saúde dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), com destaque para o debate sobre a criação de uma Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu no Salão de Atos Octávio Naspolini e reuniu secretários de saúde e técnicos dos municípios, além de representantes do Governo do Estado, profissionais de saúde e promotores de justiça.
A secretária de Saúde de Morro da Fumaça e vice-coordenadora da CIR Carbonífera, Lucelane de Souza Antunes, destacou a importância de o município sediar a reunião ampliada, especialmente por abordar um tema tão relevante quanto a construção da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. “Este é um momento essencial para o fortalecimento do diálogo entre os municípios, o Estado, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, além de profissionais da saúde, educação, Apaes e demais setores envolvidos. Estamos aqui para, de forma integrada e colaborativa, pensar estratégias que assegurem o acesso contínuo e de qualidade aos serviços de saúde para as pessoas com deficiência, respeitando suas necessidades e direitos. Essa é uma tarefa que exige o envolvimento de todos, e é motivador ver tantos agentes comprometidos com esse propósito”.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, também comemorou a realização do encontro na cidade e enfatizou a relevância da pauta discutida. “É motivo de grande satisfação para nós receber um evento dessa magnitude, com uma temática tão urgente e necessária. Sabemos que a demanda por esses serviços cresce constantemente, o que exige não só recursos, mas também planejamento, sensibilidade e uma atuação conjunta entre os diversos setores. Morro da Fumaça se sente honrada em colaborar com esse processo de construção coletiva, que busca garantir um atendimento mais digno, humanizado e acessível às pessoas com deficiência em toda a região”.
O próximo passo, após a construção do fluxo da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, será realizar encontros com a Educação e com as APAEs para definir os fluxos intersetoriais.
Deixe seu comentário