CRICIÚMA WEATHER

Vereadora propõe distribuição de aparelho de medição de glicose em Maracajá

Deu entrada nesta terça-feira (5), na Câmara de Vereadores de Maracajá, um ante-projeto para que o município forneça gratuitamente aparelho digital de medição de glicemia para pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1 com idade entre 0 e 18 anos.
Segundo a autora do ante-projeto, a vereadora Gisele da Silva Garcia Dal Pont, por gerar custos, primeiro a matéria precisa ser aprovada no Legislativo e depois encaminhada para o Executivo que se concordar, retorna como Projeto de Lei, para novamente apreciação e votação em plenário.
“Eu desconhecia este aparelho e fui procurada pela mãe de uma criança que precisa usar este dispositivo e me explicou como ele funcionava. Inclusive já existe esta lei em outros municípios que passaram a ofertar gratuitamente aos pacientes”, explica a vereadora.


Conforme ela, no município existem três crianças que precisam deste dispositivo e que já foram beneficiadas, após uma reunião com a Diretora de Saúde Michele Constantino Gonçalves, as mães dos três pacientes e o presidente da Associação dos Diabéticos de Criciúma, Júlio César Zavadil, que explicou sobre a doença e os benefícios do dispositivo eletrônico.
“O prefeito Aníbal Brambila é favorável, tanto que já adquiriu os Libres para as três crianças, mesmo sem obrigatoriedade. Então nosso objetivo é criar uma Lei para que os próximos prefeitos continuem a disponibilizar este dispositivo aos menores de idade diagnosticados com diabetes, desde que tenham recomendações médicas comprovadas”, conta Gisele.
Como forma de esclarecer aos vereadores sobre a doença e o dispositivo, Gisele convidou a farmacêutica Caroline Silveira de Freitas e Andréia Rocha de Freitas, mãe de uma das crianças beneficiadas, para falarem na tribuna da sessão da Câmara de Vereadores desta semana.
“Foi muito importante ouvir tanto a farmacêutica quanto a mãe, pois muitos não conheciam e não tinham noção dos benefícios deste aparelho digital. Este aparelho serve para medição e controle de glicemia, destinado ao monitoramento contínuo ou intermitente dos níveis de glicose no sangue”, conclui.

Câmara de Criciúma acompanha tratativas para garantir banheiros adaptados a pessoas ostomizadas Anterior

Câmara de Criciúma acompanha tratativas para garantir banheiros adaptados a pessoas ostomizadas

Criciúma abre consulta pública para ouvir a população e elaborar o novo Plano Municipal de Saúde Próximo

Criciúma abre consulta pública para ouvir a população e elaborar o novo Plano Municipal de Saúde

Deixe seu comentário