CRICIÚMA WEATHER

​Evento gratuito em Criciúma debate inserção do jovem no mercado de trabalho

Com apoio da Abadeus, encontro ocorre na próxima terça-feira (14), na Acic

A Abadeus Centro de Inovação Social apoia mais um importante debate sobre o fortalecimento da aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil. O evento “Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho”, realizado na próxima terça-feira (14), na Acic, tem inscrições gratuitas pelo link (https://eventos.superasistemas.com.br/e/checkout/a15vbBVXFYTj#!). Estratégias para ampliar a inserção de jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho serão focos do debate.

O encontro, promovido pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), reunirá lideranças empresariais, gestores de RH, educadores e representantes de entidades sociais.

“Queremos mostrar que o jovem que entra no mercado por meio da aprendizagem tem muito mais chance de permanecer e se desenvolver dentro da empresa. Em Santa Catarina, temos hoje um alto índice de rotatividade, muitas vezes por falta de alinhamento entre o trabalhador e a organização. A ideia é justamente criar esse vínculo desde cedo”, destaca a juíza do trabalho Janice Bastos, gestora regional do PCTIEA na região de Criciúma.

Tarde de palestras e painéis 

A programação inicia às 12h30, com credenciamento, e segue a partir das 13h15, com palestras e painéis que abordarão o cumprimento das cotas de aprendizagem, a inclusão de pessoas com deficiência e experiências de sucesso de empresas que investem na formação de jovens talentos. 

Reconhecida por sua atuação na formação e inclusão de jovens no mundo do trabalho, a Abadeus reforça a relevância de espaços que incentivam a troca de experiências entre instituições sociais, empresas e órgãos públicos. Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, a aprendizagem é uma via de mão dupla.

“Enquanto o jovem tem a oportunidade de aprender com o mundo do trabalho, as empresas desenvolvem a capacidade de construir um futuro mais humano, inclusivo e sustentável. Ao oferecer essa oportunidade, o setor produtivo não apenas contribui para a formação cidadã e profissional da juventude, mas também adota uma estratégia eficiente de desenvolvimento e retenção de talentos — mitigando, de forma estruturada, a escassez de mão de obra qualificada”, pontuou a diretora.

Entre os participantes confirmados estão a desembargadora Maria de Lourdes Leiria, também gestora do PCTIEA em Santa Catarina; os procuradores do Trabalho, Bruno Mano Teixeira e Ana Roberta Haag; a auditora fiscal Luciana Xavier Sans de Carvalho; além de representantes de instituições qualificadoras e empresas parceiras da região.

O encerramento será marcado pela palestra “Inteligência Positiva”, ministrada por Maryana Comy, TEDx Speaker de São Paulo, que abordará a importância do autoconhecimento e da mentalidade positiva no desenvolvimento pessoal e profissional. “Maryana com Y” atuou no Brasil e no exterior, impactando mais de 1 milhão de pessoas. Ela fundou o Humorlab e já levou conhecimento e inspiração a mais de 900 empresas, entre elas grandes marcas como Ifood, Nubank, Natura, Unilever e Grupo Globo.


Após sucesso do Criciúma Talks, 9doze projeta edição histórica do Empreende SC 2026 Anterior

Após sucesso do Criciúma Talks, 9doze projeta edição histórica do Empreende SC 2026

Sábado Mais celebra o Dia das Crianças com lazer, cultura e oportunidades de emprego em Criciúma Próximo

Sábado Mais celebra o Dia das Crianças com lazer, cultura e oportunidades de emprego em Criciúma

Deixe seu comentário