
Evento gratuito em Criciúma debate inserção do jovem no mercado de trabalho

Com apoio da Abadeus, encontro ocorre na próxima terça-feira (14), na Acic
A Abadeus Centro de Inovação Social apoia mais um importante debate sobre o fortalecimento da aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil. O evento “Jovem Aprendiz no Mercado de Trabalho”, realizado na próxima terça-feira (14), na Acic, tem inscrições gratuitas pelo link (https://eventos.superasistemas.com.br/e/checkout/a15vbBVXFYTj#!). Estratégias para ampliar a inserção de jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho serão focos do debate.
O encontro, promovido pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), reunirá lideranças empresariais, gestores de RH, educadores e representantes de entidades sociais.
“Queremos mostrar que o jovem que entra no mercado por meio da aprendizagem tem muito mais chance de permanecer e se desenvolver dentro da empresa. Em Santa Catarina, temos hoje um alto índice de rotatividade, muitas vezes por falta de alinhamento entre o trabalhador e a organização. A ideia é justamente criar esse vínculo desde cedo”, destaca a juíza do trabalho Janice Bastos, gestora regional do PCTIEA na região de Criciúma.
Tarde de palestras e painéis
A programação inicia às 12h30, com credenciamento, e segue a partir das 13h15, com palestras e painéis que abordarão o cumprimento das cotas de aprendizagem, a inclusão de pessoas com deficiência e experiências de sucesso de empresas que investem na formação de jovens talentos.
Reconhecida por sua atuação na formação e inclusão de jovens no mundo do trabalho, a Abadeus reforça a relevância de espaços que incentivam a troca de experiências entre instituições sociais, empresas e órgãos públicos. Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, a aprendizagem é uma via de mão dupla.
“Enquanto o jovem tem a oportunidade de aprender com o mundo do trabalho, as empresas desenvolvem a capacidade de construir um futuro mais humano, inclusivo e sustentável. Ao oferecer essa oportunidade, o setor produtivo não apenas contribui para a formação cidadã e profissional da juventude, mas também adota uma estratégia eficiente de desenvolvimento e retenção de talentos — mitigando, de forma estruturada, a escassez de mão de obra qualificada”, pontuou a diretora.
Entre os participantes confirmados estão a desembargadora Maria de Lourdes Leiria, também gestora do PCTIEA em Santa Catarina; os procuradores do Trabalho, Bruno Mano Teixeira e Ana Roberta Haag; a auditora fiscal Luciana Xavier Sans de Carvalho; além de representantes de instituições qualificadoras e empresas parceiras da região.
O encerramento será marcado pela palestra “Inteligência Positiva”, ministrada por Maryana Comy, TEDx Speaker de São Paulo, que abordará a importância do autoconhecimento e da mentalidade positiva no desenvolvimento pessoal e profissional. “Maryana com Y” atuou no Brasil e no exterior, impactando mais de 1 milhão de pessoas. Ela fundou o Humorlab e já levou conhecimento e inspiração a mais de 900 empresas, entre elas grandes marcas como Ifood, Nubank, Natura, Unilever e Grupo Globo.
Deixe seu comentário