
Resumo da 69ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura da Câmara de Criciúma

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou, nesta segunda-feira (6), a 69ª Sessão Ordinária da 20ª Legislatura. Durante a reunião, os parlamentares apresentaram requerimentos e indicações voltados à mobilidade urbana, infraestrutura, segurança escolar, meio ambiente e qualidade de vida da população, além de apreciarem matérias na Ordem do Dia.
O vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho, protocolou o Requerimento Nº 723/2025, solicitando informações e esclarecimentos ao Poder Executivo sobre o itinerário da linha de transporte coletivo 406 – Linha Batista (Centro de Eventos).
O vereador Obadias Benones (PL) apresentou dois requerimentos. O Requerimento Nº 724/2025 questiona quais medidas de segurança estão atualmente implementadas nas escolas da rede municipal, se há padronização dessas ações e se existem novas medidas, investimentos ou melhorias previstas. Já o Requerimento Nº 725/2025 pede informações sobre a periodicidade dos treinamentos realizados nas escolas para situações de risco, se professores, servidores e alunos recebem orientações práticas, e quais órgãos participam desses treinamentos, como Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O vereador Nícola Martins (PL) também apresentou dois requerimentos. O Requerimento Nº 726/2025 questiona se há planejamento para a adoção de medidas de redução de velocidade na Rua Desembargador Pedro Silva, próximo ao número 679, como ampliação da lombada existente ou instalação de faixa de travessia elevada. O Requerimento Nº 727/2025 solicita informações sobre os fortes odores emitidos pela indústria JBS, no bairro São Luiz, e se houve notificações recentes para que a empresa adote medidas de mitigação.
O vereador Aldinei Potelecki (Republicanos) protocolou o Requerimento Nº 728/2025, pedindo informações sobre o Centro Comunitário do bairro Pinheirinho.
O vereador Luiz Fontana (PL) apresentou o Requerimento Nº 729/2025, questionando se há estudo ou planejamento para melhorar o fluxo viário na Rua Bom Jardim da Serra, aberta ao lado do posto de saúde do bairro Pinheirinho, já que motoristas enfrentam dificuldades para acessar a Avenida Centenário devido ao grande movimento.
O vereador Ademir Honorato (PL) protocolou o Requerimento Nº 730/2025, solicitando informações sobre a pavimentação asfáltica da Rua Men de Sá, no bairro Michel, e se há prazo definido para execução da obra.
Indicações
O vereador Neri Xavier (União) apresentou a Indicação Nº 492/2025, sugerindo a construção de faixas elevadas para travessia de pedestres na Avenida Carlos Pinto Sampaio, no bairro São Luiz.
O vereador Daniel Formentin Bonifácio (PSD) protocolou a Indicação Nº 493/2025, solicitando a poda das árvores localizadas na Rua da Paz, em frente ao número 211, no bairro Nova Esperança.
O vereador Aldinei Potelecki apresentou a Indicação Nº 494/2025, sugerindo a realização de um encontro ou evento para compartilhar as conquistas do município no programa Connected Smart Cities.
O vereador Ademir Honorato apresentou duas indicações. A Indicação Nº 495/2025 solicita conserto na tampa da boca de lobo próxima à rótula do bairro Sangão, em frente a uma fruteira. Já a Indicação Nº 496/2025 pede substituição das lâmpadas queimadas dos postes de iluminação pública na Rua Ângelo Líbero Guizzo, no bairro Quarta Linha.
Ordem do Dia
Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram as seguintes matérias:
- Moção Nº 34/2025, de autoria do vereador Valmir Dagostim (PP), o Miri, Moção de Aplauso a Giuliano Elias Colossi pelos 30 anos de serviços prestados ao município como arquiteto e urbanista (Única discussão e votação).
- Moção Nº 37/2025, de autoria do vereador Ademir Honorato, Moção de Aplauso à Associação Amor a Vida (Amovi) por seus 25 anos (Única discussão e votação).
- PL Nº 98/2025, de autoria do vereador Luiz Fontana, que torna obrigatória a entrega impressa e digital, por meio de QR Code, dos resultados de exames diagnósticos emitidos por clínicas, laboratórios, hospitais, pronto-atendimentos e demais estabelecimentos de saúde de Criciúma (Única discussão e votação).
- PLC-EXE Nº 12/2025, de autoria do prefeito Vagner Espindola, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 14, de 20 de dezembro de 1999 (Segunda discussão e votação).
- PE 80/2025, de autoria do prefeito Vagner Espindola, que autoriza o chefe do Poder Executivo a abrir crédito especial, ao orçamento do Município do ano em curso no valor de R$ 454.249,02, por conta da anulação parcial de dotação.
Deixe seu comentário