CRICIÚMA WEATHER

Saúde de Morro da Fumaça intensifica ações de vacinação contra o sarampo em empresas do município

Estratégia levará vacinação a profissionais das indústrias fumacenses, considerados público-alvo prioritário

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, está intensificando as ações de vacinação contra o sarampo e iniciou, neste mês, a busca ativa para atualização da situação vacinal dos trabalhadores da indústria, considerados público-alvo prioritário da nova etapa da vacinação. A iniciativa acontece alinhada à estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que visa ampliar a cobertura vacinal, reforçar a proteção coletiva no ambiente de trabalho e também prevenir a entrada de casos importados de sarampo, diante do avanço da doença nas Américas. 

No Brasil, somente em 2025, já foram notificados cinco casos confirmados, todos importados. "Estaremos levando a vacina até as empresas para garantir praticidade e ampliar a cobertura vacinal entre os trabalhadores. O sarampo é altamente contagioso, e a imunização é a forma mais eficaz de prevenir surtos, especialmente em ambientes com grande concentração de pessoas", destaca a secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes.

A iniciativa busca facilitar o acesso dos trabalhadores à vacina e aumentar a adesão à imunização. A prioridade está sendo dada a empresas com grande número de funcionários, devido ao maior risco de surtos internos. O foco inclui operários, técnicos, engenheiros e profissionais administrativos ligados às linhas de produção, além de trabalhadores que atuam em ambientes fechados e com alta densidade de pessoas, como também colaboradores terceirizados, incluindo equipes de serviços gerais, transporte e limpeza.

Sem vacinação, risco de contágio por sarampo chega a 90%

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos. A transmissão do vírus do sarampo ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas. 


Ações de combate são ampliadas em Cocal do Sul após primeiro foco de dengue do ano Anterior

Ações de combate são ampliadas em Cocal do Sul após primeiro foco de dengue do ano

Transporte de pacientes em Siderópolis realiza mais de 7 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025 Próximo

Transporte de pacientes em Siderópolis realiza mais de 7 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

Deixe seu comentário