CRICIÚMA WEATHER
Coluna - Lúcio Vânio Moraes

Neste sábado tem Feijoada Solidária da Apae de Maracajá

Desde a sua 1ª Edição da Feijoada Solidária da Apae que aconteceu no 31 de março de 2007, o evento tem sido sucesso em sua realização. Todos os anos vem sendo preparado de forma carinhosa e de excelência por um grupo comprometido, composto pela diretoria da Apae, equipe gestora e técnica, professores/as, profissionais da educação, serviços gerais, merendeiras, estudantes, familiares e voluntários/as do CAESP (Centro de Atendimentos Educacionais Especializados) da escola Apae de Maracajá.  

Neste ano, a edição da XVII Feijoada Solidária da Apae ocorrerá neste sábado próximo, dia 27 de setembro. A camiseta adulto no valor de R$ 75,00 é o ingresso da entrada. A cor da camiseta desse ano escolhida pela diretoria é um bege claro e agolapreta. Como já é costume dos apreciadores da feijoada, as camisetas poderão ser customizadas, para trazer mais elegância para quem gosta de contribuir com apreço o evento solidário. 

Em entrevista com o primeiro presidente da Apae de Maracajá, o senhor Antenor Rocha disse que a origem da feijoada teve dois objetivos centrais, a saber: angariar fundos para contribuir com a manutenção da instituição e também para divulgar a recém formada Apae em Maracajá. Com o evento da Feijoada, ficamos conhecidos por outras cidades da região da AMESC, AMREC e até AMUREL. (Entrevista em 5 de março de 2014).   

Nessas 17 edições da feijoada, ocorreram algumas mudanças em sua organização. Da 1ª Edição até a 14ª a feijoada era preparada pelo chef Motta e sua equipe. O trabalho era acordado um valor pelo número de pessoas que participavam no evento. Da 15ª até a 17ª passou a ser preparada pelo Ghedin e equipe. O trabalho é realizado pelo Ghedin de forma voluntária e gratuita. A Apae custeia apenas algumas despesas de locomoção. 

Em virtude das novas regras ambientais relacionadas ao bem-estar dos animais do Parque Ecológico de Maracajá, e considerando o impacto sonoro do evento, este ano a Feijoada será realizada no Centro Comunitário da comunidade de Espigão da Toca, com início às 10 horas e o almoço será servido a partir das 11h30 minutos. 

Segundo o presidente da Apae senhor Guilherme Augusto Tomasi Rocha, no evento teremos diversas atrações para agradar ao público na nossa feijoada. “Além do brilho da apresentação artístico cultural dos nossos estudantes da Apae, com dança gaúcha e sertaneja, teremos show com Nanda Virtuoso, Resenha no Samba e Rafa show” (Entrevista em 24 de setembro de 2025). 

O cardápio é diversificado também. A novidade já vem desde a 14ª edição; além da deliciosa feijoada com todos os seus ingredientes, é oferecido também a carne de porco assada, arroz, saladas, a mesa de frutas e a saborosa tradicional moranga caramelizada. Para as crianças, foi contratado dois brinquedos que ficará na parte externa do evento. “A piscina de bolinhas e a cama elástica serão para alegrar as crianças no evento de forma gratuita”, salienta o presidente Guilherme Augusto Tomasi Rocha. 

Como é o processo final de comercialização das camisetas, quem tiver interesse para conferir se ainda restam camisetas a venda, deve entrar em contato com a Apae (WhatsApp) 3523-1871 das 8 até às 12 horas. Não é garantido que ainda tenha para vendas, pois, existe muita procura.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista e não refletem, necessariamente, a posição do Portal Folha Regional.

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

Lúcio Vânio Moraes - Historiador

luciovaniomoraes@gmail.com

XVII Feijoada Solidária foi sucesso Anterior

XVII Feijoada Solidária foi sucesso

Revolução Farroupilha na visão da História Tradicional e “vista de baixo” Próximo

Revolução Farroupilha na visão da História Tradicional e “vista de baixo”

Deixe seu comentário